23.8.13

Ainda bem que acabou - Síndrome de Tourette


Ainda bem que acabou, foi minha sina durante anos e sofri todos os tipos de bullying que você possa imaginar. Apelidos, palavras malcriados e até humilhação publica (Lembro bem daquela manhã na sexta série a escola toda rindo, por um recadinho colado em minhas costas - Sem eu saber, é claro! - Prefiro não dizer o que estava escrito). Apesar de não ter recordações boas na época do colégio, sou muito uma menina muito feliz e grata por tudo que aconteceu em minha vida. Passou! 

Em outras palavras pode se dizer que "Síndrome de Tourette" são "tiques", caracterizados como movimentos repetitivos, normalmente da-se na maioria das vezes em crianças, principalmente na área dos dos olhos (pisca-pisca). Cientificamente falando é uma doença "referida como SGT ouST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência". (Wiki).

Como mencionei no inicio, sou uma conhecedora nata da doença, pois a mesma me acompanhou durante anos (Para ser sincera até hoje - tempos atuais - é claro de maneira discreta e totalmente moderada), infelizmente ainda não foi encontrada a cura, o próprio individuo terá que encontrar suas limitações contra este mal!  

Me lembro muito bem como tudo começou, apesar de não saber explicar qual foi o motivo que desencadeou este mal. Faltava meses para o Natal de 1995, tinha 7 anos de idade, e meu primeiro tique foi ficar entortando o nariz para o lado. Meus pais ficaram revoltadíssimos com aquela "minha nova mania" e as "broncas" corria sempre toda vez que me via fazendo aquilo. Não estava no meu controle parar, era algo maior que minha própria vontade, como se existisse algo mais forte, fora do meu controle, entende?!. Eu parava com um, e começava outro de madeira totalmente diferente (a maioria expressões faciais). Pisca pisca, entortar o nariz, encurvar as sobrancelhas  mexer convulsivamente os braços, entre outros. Tenho pavor só de lembrar desta época. 

Na minha opinião isto acontece pelo excesso de timidez que uma pessoa possui. Era extremamente tímida (chegava a tremer, suar frio, só de pensar que alguém pudesse olhar ou me perguntar alguma coisa). Mas este é um assunto já superado, que em outro post conto como superei tudo!.

O tratamento para para a "Síndrome de Tourette": Primeiro passo é você perceber que tu és diferente das pessoas ao seu redor, e ser motivos de chacota só tende a te prejudicar e humilhar ainda mais. Pessoas preconceituosas existe em todos os cantos. Entenda que isto é uma doença que necessita de tratamento. A força de vontade é o primeiro passo e a ajuda (compreensão) dos familiares fundamental. Marque com um psicólogos ou psicanalista. Boa sorte! A mudança esta em sua mente!

Um comentário:

  1. Belo texto.. Bju http://corujasquenadam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Primeiramente muito obrigada pela visita.
* Volte sempre que puder, ficarei muito feliz.
* Seja educado (a), comentários ofensivos não serão aceitos.
* Críticas construtivas, sugestões e elogios são bem vindos.
* Se pegar alguma coisa, credite sempre.

Página Anterior Próxima Página Home
Copyright © Blog da Ka |
Design by Karina Karoline | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube