12.3.13

Resenha: A Revolução dos Bichos de George Orwell

A Revolução dos Bichos
George Orwell
Editora Globo (Porto Alegre)
135 Páginas

Sinopse: Nesta excelente fábula de crítica ao totalitarismo escrita pelo escritor britânico George Orwell em 1945, os animais tomam o poder em uma fazenda e estabelecem seus propósitos. "A Revolução dos Bichos", fábula de crítica ao totalitarismo, denuncia os caminhos distorcidos do poder ilimitado.


 Resenha para o Desafio Literário. Veja aqui a lista completa dos temas mensais.



Na fazenda “Granja Solar”, cujo proprietário Sr. Jones, tudo é muito calmo e passivo, até o momento em que o porco Major resolve expor suas teorias, entretanto fora a gota d’água para influenciar os bichos a uma REVOLUÇÃO.  O mestre Major (Como se fosse um líder) era respeitado entre os animais por sua sabedoria e inteligência, a visão de mundo era exposta através dos teoremas do “Animalismo” (Pág. 22). Obs.: O Animalismo era as idéias ditadas pelo velho Major.

O porco acreditava que os animais era objeto de escravização do homem, que todo o esforço cotidiano (trabalho e colheita), não era revertido a favor dos bichos, apenas “os homens” (patrões) obtinham maiores lucros. Por exemplo: Os ovos das galinhas vendidos e comercializados, o leite da vaca repassado entre os fazendeiros...
 “Então, camaradas. Qual é a natureza da nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando”... (Trecho retirado do livro – pág. 04)
“O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo”. (Trecho retirado do livro – pág. 05)

Visão Pessoal: O autor George Orwell soube empregar perfeitamente nas entrelinhas do livro, a critica ao governo da época (O PODER), que sem sombras de duvidas é vista nos tempos atuais. Foi desta maneira que enxerguei o livro “A Revolução dos Bichos”, um grito da sociedade contra os donos do poder.

Os lideres, os políticos, a classe A, os executivos, o governo, “OS COMANDANTES DO PODER” eram representados pelos “porcos” (O velho Major, Napoleão, Garganta, Bola de Neve), dotados de lábia e esperteza, sabiam como governar a Granja sem causar rebuliço entre os bichos. Falsas promessas, mudanças nos mandamentos...

Os restantes dos animais da fazenda representavam a população geral: a classe C, os assalariados, isto é, os submissos ao governo e valor tributário. Caso os animais não aceitassem as regras a ração era diminuída pela metade (Crueldade). O lema: “Trabalharei mais ainda”, como se este fato mudaria alguma coisa na situação atual (Falsa Realidade imposta pelo governo - ILUSÃO)!

Sempre há uma minoria de pessoas que são dotadas de conhecimentos e que sabem exatamente os meios utilizados pelos lideres, porém por estarem inseridos no mesmo meio, são obrigados a ficarem “calados” e não expressarem suas opiniões (ela de nada adiantariam, com ou sem revolução). Esta “minoria de população” é representada pelo porco Benjamim, que finaliza por fim: 
“TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS”. (Trecho retirado do livro – pág. 128).

4 comentários:

  1. Nossa, faz uns dois anos que estou com este livro aqui em casa para ser lido e as parcerias definitivamente não me deixam ler...rsrsrs.

    Beijokss

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que pretendo comprar e ler ainda esse ano :D

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Filme - A Revolução dos Bichos - Dublado - É mais um daqueles filmes necessários e imprescindíveis. Baseado no clássico de George Orwell - http://mcaf.ee/dxklc

    ResponderExcluir
  4. Silvia Benzatti21 abril, 2014

    Leio comentários ótimos tanto da obra em si como do autor. Acho interessante isso de usar animais para fazer uma crítica aguçada e consistente a sociedade.

    E esse mandamentos aí, hein?! são ótimos! Haha'

    Gostei muito de tudo que você falou. Acho que só aumentou meu desejo de ler mais obras de Orwell. Para quem quer ler esta, aqui fica, grátis para o povo:
    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Revolucao-dos-Bichos

    ResponderExcluir

* Primeiramente muito obrigada pela visita.
* Volte sempre que puder, ficarei muito feliz.
* Seja educado (a), comentários ofensivos não serão aceitos.
* Críticas construtivas, sugestões e elogios são bem vindos.
* Se pegar alguma coisa, credite sempre.

Página Anterior Próxima Página Home
Copyright © Blog da Ka |
Design by Karina Karoline | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube