25.5.12

Terminei o ensino médio e agora? Guia do que fazer!


Terminou o ensino médio e não sabe quais paços dar para entrar em uma boa  universidade, seja ela publica ou participar?. O post de hoje reúne alguns fatos e dicas, que te auxiliaram neste novo processo de sua vida.


Essa história que só os estudantes que vieram de escolas particulares conseguem entrar em uma universidade publica já esta um pouco ultrapassada, a classe C vem adquirindo cada vez mais seu espaço e mostrando a toda população que os jovens de escolas públicas possuem informações necessárias para disputa semelhante.

Sejamos sinceros, mas NÃO  generalizando “é claro”. Caso seu plano é entrar numa faculdade particular, NÃO é necessário tanto esforço assim. Você pode errar todas as perguntas e  tirar uma nota baixíssima em redação, calma... Sua vaga estará lá garantida! Decadência!  Para que vestibular então?! Apenas normas. Pura realidade.  Seu único esforço será escolher bem, qual profissão seguir e dar todo o seu potencial para aquilo que escolheu.

Agora vamos para a tão sonhada vaga em uma  universidade publica. Não é impossível, basta ter força de vontade e uma boa preparação para  conseguir.

O primeiro passo antes de tudo é afirmar a seguinte sentença: Eu sou capaz, Eu posso  e Eu consigo!  Se “eles” (terceiros)  conseguem Eu também consigo. Tenha confiança em si mesmo e corra atrás dos seus sonhos.

Faça o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O correto é prestá-lo quando estiver no ultimo ano do 02º grau. Ele é importantíssimo, pois a nota que conseguir alcançar será somada com a do vestibular, assim as chances para os estudantes que prestam o Enem é muito maior. Podendo até ganhar bolsas integrais.

Se você vem de uma escola publica e seu sonho é fazer Medicina na Usp (apenas um exemplo), a chance de você passar de primeira no vestibular, será de apenas 10%, a não ser que tenha uma grande bagagem se conhecimento, é claro!
Antes de fazer a “tão aguardada prova” (vestibular), invista em você. Entre em um cursinho preparatório e fique nele até ser bom o suficiente de informações para competir. Só assim se inscreva.             

Tudo é uma questão de força de vontade. Temos grandes exemplos a seguir, de pessoas super esforçadas que almejaram e conseguiram realizar seus sonhos. Um exemplo disso: Kallil Assis.    

   Links úteis.
image Tudo sobre vestibular. Leia mais sobre isto
image MEC anuncia mudanças n a correção da redação do ENEM..Leia mais sobre isto.
image Edital do Enem 2012 é divulgado; inscrições começam na segunda.Leia mais sobre isto.
image Seja  Bixo. Leia mais sobre isto.


3 comentários:

  1. É certo que o nível de dificuldade para se entrar numa faculdade particular não se compara ao de uma federal. Entretanto não se deve jamais generalizar, conheço muita gente que pensava dessa forma e não conseguiu nem entrar em uma devido a concorrência. Muitos preferem irem pra uma particular não por que não querem estudar ou coisa do tipo, e sim pela maior "organização" que infelizmente não se nota nas federais devido a greves e outros.
    Concordo quanto ao ENEM, ele é de imensa importância. Graças a ele hoje estou cursando Direito.

    Beijos

    www.nadadeperfeicao.com

    ResponderExcluir
  2. Acabei o ensino médio e não sei o que fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  3. Acabei o ensino médio e não sei o que fazer me ajudem

    ResponderExcluir

* Primeiramente muito obrigada pela visita.
* Volte sempre que puder, ficarei muito feliz.
* Seja educado (a), comentários ofensivos não serão aceitos.
* Críticas construtivas, sugestões e elogios são bem vindos.
* Se pegar alguma coisa, credite sempre.

Página Anterior Próxima Página Home
Copyright © Blog da Ka |
Design by Karina Karoline | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube